Submissão
A aba de submissão dos trabalhos será disponibilizada após o congressista efetuar a inscrição e o pagamento no 48º Congresso da AZAB. Dependendo da forma de pagamento, a compensação poderá demorar alguns dias.
Normas para Submissão
Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem, relatos de casos ou experiências e revisões de literaturas, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento:
- Biologia
- Comportamento e bem-estar animal
- Medicina veterinária
- Educação ambiental
- Nutrição animal
- Gestão de zoológicos e aquário
Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por inscrição (aceitaremos trabalhos de autores ou coautores desde que inscritos no evento e preenchidos em formulários separadamente), sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao formulário de submissão.
Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes poderão ser deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito dentro do prazo informado no calendário geral, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos Anais se houver ausência da apresentação.
A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios:
- Página: tamanho A4;
- Letra: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: simples;
- Texto: justificado;
- Margens superior e esquerda: 3,0 cm;
- Margens inferior e direita: 2 cm.
O trabalho deve conter:
- Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado;
- Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula;
- Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes;
- Resumo em único parágrafo justificado, com 300 a 600 caracteres sem espaço;
- Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e no máximo cinco palavras;
Componentes do trabalho:
- Introdução;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados e discussão;
- Conclusão;
- Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023.
Observações:
- O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos;
- Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg;
- O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade o conteúdo apresentado;
- Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados.
Datas Importantes
03/03 a 27/04 – Período de submissões
03/03 até 07/05 – Período de avaliação
03/03 até 08/05 – Data de liberação dos aceites