Submissão
A aba de submissão dos trabalhos será disponibilizada após o congressista efetuar a inscrição e o pagamento no 48º Congresso da AZAB. Dependendo da forma de pagamento, a compensação poderá demorar alguns dias.
Datas Importantes
Período de submissões
Período de avaliação
Data de liberação dos aceites
Mapa do Local e Lista de artigos

Banner Apresentação de tabalhos
O banner para apresentação dos trabalhos deverá ter as seguintes dimensões: 120x90cm e seguir o modelo aqui disponibilizado
Normas para Submissão
Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem, relatos de casos ou experiências e revisões de literaturas, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento:
- Biologia
- Comportamento e bem-estar animal
- Medicina veterinária
- Educação ambiental
- Nutrição animal
- Gestão de zoológicos e aquário
Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por inscrição (aceitaremos trabalhos de autores ou coautores desde que inscritos no evento e preenchidos em formulários separadamente), sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao formulário de submissão.
Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes poderão ser deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito dentro do prazo informado no calendário geral, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos Anais se houver ausência da apresentação.
A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios:
- Página: tamanho A4;
- Letra: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: simples;
- Texto: justificado;
- Margens superior e esquerda: 3,0 cm;
- Margens inferior e direita: 2 cm.
O trabalho deve conter:
- Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado;
- Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula;
- Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes;
- Resumo em único parágrafo justificado, com 300 a 600 caracteres sem espaço;
- Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e no máximo cinco palavras;
Componentes do trabalho:
- Introdução;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados e discussão;
- Conclusão;
- Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023.
Observações:
- O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos;
- Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg;
- O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade o conteúdo apresentado;
- Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados.
Para os congressistas que irão expor seus trabalhos em formato de banner, gostaríamos de compartilhar algumas informações importantes para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível:
O banner para apresentação dos trabalhos deverá ter as seguintes dimensões: 120 x 90 cm (comprimento x largura), com varão superior e inferior, e seguir o modelo disponibilizado no link acima:
Datas importantes:
• Montagem dos banners:
10 de junho (terça-feira)
14h às 18h
• Período de exposição:
11 de junho (quarta-feira) – 8h às 18h
12 de junho (quinta-feira) – 8h às 18h
13 de junho (sexta-feira) – 8h às 12h
• Retirada dos banners:
13 de junho (sexta-feira) – 14h às 18h
Informamos, ainda, que todos os congressistas e expositores receberão, antes do início do evento, a listagem oficial dos trabalhos com seus respectivos números de identificação, o que facilitará a montagem e organização da exposição por área temática.