Submissão

A aba de submissão dos trabalhos será disponibilizada após o congressista efetuar a inscrição e o pagamento no 48º Congresso da AZAB. Dependendo da forma de pagamento, a compensação poderá demorar alguns dias.

Normas para Submissão

Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem, relatos de casos ou experiências e revisões de literaturas, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento:

  1. Biologia 
  2. Comportamento e bem-estar animal 
  3. Medicina veterinária 
  4. Educação ambiental 
  5. Nutrição animal 
  6. Gestão de zoológicos e aquário

Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por inscrição (aceitaremos trabalhos de autores ou coautores desde que inscritos no evento e preenchidos em formulários separadamente), sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao formulário de submissão.

Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes poderão ser deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito dentro do prazo informado no calendário geral, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos Anais se houver ausência da apresentação.

A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios:

  • Página: tamanho A4;
  • Letra: Times New Roman, tamanho 12; 
  • Espaçamento entre linhas: simples; 
  • Texto: justificado; 
  • Margens superior e esquerda: 3,0 cm; 
  • Margens inferior e direita: 2 cm. 

O trabalho deve conter: 

  • Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado; 
  • Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula;
  • Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes;
  • Resumo em único parágrafo justificado, com 300 a 600 caracteres sem espaço;
  • Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e no máximo cinco palavras; 

Componentes do trabalho: 

  1. Introdução;
  2. Objetivos;
  3. Metodologia;
  4. Resultados e discussão;
  5. Conclusão;
  6. Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023. 

Observações: 

  • O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos;
  • Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg;
  • O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade o conteúdo apresentado; 
  • Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados. 

Datas Importantes

03/03 a 27/04 – Período de submissões

03/03 até 07/05 – Período de avaliação

03/03 até 08/05 – Data de liberação dos aceites